O curso de Turismo Rural e Ambiental prevê a promoção de atividades orientadas que possibilitem uma aproximação à prática profissional. Assim, e dando continuidade ao projeto iniciado em biologia, no ano letivo transato, decidiu-se continuar a dinamizar os 40 m2 da horta pedagógica, com os seis alunos finalistas deste curso profissional, agora com a professora de geografia.
As tarefas começaram em setembro com a preparação
do solo, utilizando técnicas tradicionais e sustentáveis, sem utilização de
máquinas nem de produtos químicos. Não havendo estrume na escola utilizou-se o
material da compostagem que é feita com restos de herbáceas, folhas e
desperdícios da cozinha, nos vários compositores da escola.
Foto
1 - Preparação do solo, setembro de 2019
Foto 2 – Primeiras espécies plantadas
A manutenção fez-se semanalmente, à sexta feira. Era também neste dia que se fazia a colheita e venda dos produtos cultivados
Foto nº 3 - Recolha e organização dos vegetais, em papel de jornal, para vender na escola
Uma horta biológica tem de ter ervas aromáticas. Foi então
que um dos alunos, o Lucas, decidiu construir a “sua” espiral com materiais que
se encontravam abandonados, e alguns soterrados, no pátio escolar.
Foto nº 4 – espiral em construção
Foto nº 5 – Espiral com as primeiras ervas aromáticas
Para conseguir plantas para a espiral de ervas aromáticas,
participámos num concurso municipal que promovia a troca de papel por plantas,
à nossa escolha. Foi assim que conseguimos quatro azevinhos, que adornam vários
cantos dos jardins da escola, bem como algumas ervas aromáticas.
Foto nº 7 – O combate às pragas
de caracóis e lesmas fez-se através de isolamento das plantas com reutilização
de garrafões e garrafas plásticos.
Porque a horta precisava de proteção, construiu-se uma cerca
utilizando paletes velhas.
Foto nº 9 –Vista parcial da horta
Foto nº 10 – Para mais tarde
recordar
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