sábado, 12 de dezembro de 2020

DÁDIVA DA NATUREZA

 

Participação no projeto INCENTIVARTE promovido pela CML, com uma escultura alusiva ao Natal utilizando materiais reciclados. O projeto utilizou material recolhido na natureza.
Neste Natal seja sustentável e amigo do Ambiente,
FELIZ NATAL


quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Bio Horta na escola Henrique Sommer

 O curso de Turismo Rural e Ambiental prevê a promoção de atividades orientadas que possibilitem uma aproximação à prática profissional. Assim, e dando continuidade ao projeto iniciado em biologia, no ano letivo transato, decidiu-se continuar a dinamizar os 40 m2 da horta pedagógica, com os seis alunos finalistas deste curso profissional, agora com a professora de geografia.

As tarefas começaram em setembro com a preparação do solo, utilizando técnicas tradicionais e sustentáveis, sem utilização de máquinas nem de produtos químicos. Não havendo estrume na escola utilizou-se o material da compostagem que é feita com restos de herbáceas, folhas e desperdícios da cozinha, nos vários compositores da escola.

Foto 1 - Preparação do solo, setembro de 2019

Foto 2 – Primeiras espécies plantadas

A manutenção fez-se semanalmente, à sexta feira. Era também neste dia que se fazia a colheita e venda dos produtos cultivados



Foto nº 3 - Recolha e organização dos vegetais, em papel de jornal, para vender na escola

Uma horta biológica tem de ter ervas aromáticas. Foi então que um dos alunos, o Lucas, decidiu construir a “sua” espiral com materiais que se encontravam abandonados, e alguns soterrados, no pátio escolar.



                                                       Foto nº 4 – espiral em construção


                                       Foto nº 5 – Espiral com as primeiras ervas aromáticas

 

Para conseguir plantas para a espiral de ervas aromáticas, participámos num concurso municipal que promovia a troca de papel por plantas, à nossa escolha. Foi assim que conseguimos quatro azevinhos, que adornam vários cantos dos jardins da escola, bem como algumas ervas aromáticas.


 Foto nº 6 – Cartaz de divulgação do Concurso “Papel por Plantas”


 

Foto nº 7 – O combate às pragas de caracóis e lesmas fez-se através de isolamento das plantas com reutilização de garrafões e garrafas plásticos.

Porque a horta precisava de proteção, construiu-se uma cerca utilizando paletes velhas.






Foto nº 8 – O Lucas a construir e a “embelezar” a cerca


Foto nº 9 –Vista parcial da horta 



Foto nº 10 – Para mais tarde recordar 







segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Maceira Limpa

Começámos mais um ano, com todas as precauções e preocupação em manter um ambiente limpo.

Notícia do Jornal de Leiria


 

sexta-feira, 24 de julho de 2020

XIX edição Concurso Artistas Digitais


A edição deste ano letivo do concurso Artistas Digitais, a XIX, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propõe temas previstos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2015,
Os alunos do 2.º CEB foram desafiados a abordar o tema "Alterações Climáticas" (ODS 12 e 13, respetivamente).
Em tempo de confinamento, os alunos realizaram trabalhos, em articulação com a disciplina de TIc e Complemento à Educação Artística.
O prazo termina dia 31 de Julho. Fica uma pequena mostra dos trabalhos a concurso realizados pelos alunos do 6ºA













terça-feira, 21 de julho de 2020

PAISAGENS


O Aquecimento Global e as Alterações Climáticas são o maior problema ambiental do séc. XXI. As mudanças globais no clima da Terra e as suas consequências sobre todos os ecossistemas poder-se-ão tornar ir remediáveis se não se tomarem medidas urgentes e eficazes para reduzir a emissão dos chamados Gases de Efeito de Estufa (GEE), em particular de dióxido de carbono, que resulta da queima de combustíveis fósseis.
O que acontecerá às paisagens que conhecemos, se devido aos efeitos deste fenómeno ficarem irremediavelmente diferentes ou desaparecerem?

O 7º ano, desenvolveu um Domínio de Articulação Curricular, que envolveu as disciplinas de Geografia, Matemática, Educação Visual e Ciências com o tema “Paisagens”.
Os alunos fizeram  um  levantamento gráfico das paisagens por si seleccionadas através de fotografia ou desenho e pintura da mesma.
Este trabalho permitiu desenvolver acções orientadas para a observação, que determinam a amplitude da análise e asseguram a compreensão do tema; Registar e analisar as noções de escala nas produções artísticas, nos objectos e no meio envolvente; Desenhar objectos presentes no espaço envolvente, utilizando materiais básicos de desenho.






segunda-feira, 29 de junho de 2020

PORTUGAL CHAMA...as crianças- Desafio 2


Encontrar a nova musa e quem sabe, a nova namorada do ESQUILO TINO, é o desafio nº 2.
E que lindas meninas surgiram pelas mãos dos nossos pequenos artistas.
Vai ser uma escolha difícil para o TINO.!!!















sexta-feira, 26 de junho de 2020

PORTUGAL CHAMA...as crianças- Desafio 1

DESAFIO 1- A banda da Floresta lançou o desafio: Escrever uma letra para uma canção sobre a FLORESTA E O FOGO..Aqui está o resultado:



quinta-feira, 25 de junho de 2020

PORTUGAL CHAMA...as crianças- Apresentação

“No âmbito da campanha Portugal Chama da AGIF- Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, foi criada uma campanha dedicada às crianças, com várias atividades e desafios– Raposa Chama. Os mais novos são os embaixadores de uma causa que é de todos – Proteger Portugal de incêndios rurais graves – e são também fortes influenciadores que poderão contribuir para inverter a situação atual de mais de metade dos incêndios ter como causa a negligência. 
Apresentamos hoje a MISS RAPOSA e a sua  banda da Floresta.
Fiquem atentos aos DESAFIOS...