quinta-feira, 3 de maio de 2018

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2018’


À semelhança dos anos anteriores, a ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2018’ consistiu na realização de um trabalho pedagógico e lúdico, com características tradicionais, artesanais e ecológicas. O projeto desenvolvido pelo 3º ciclo, teve como intervenientes os alunos da turma E, do 7º ano de escolaridade, sob a orientação da professora Sandra Portela, da disciplina de Oficina de Artes e tecnologias.
O projeto assumiu a única condição de participação nesta AÇÃO, estar ligado ao tema da azulejaria portuguesa. Foi desenvolvido em articulação com o Clube Europeu HS, integrado na  temática do Ano Europeu do Património Cultural,

É sabido que o azulejo português se destaca mundialmente pelo maior desenvolvimento que teve ao nível formal e funcional, traduzindo sempre a evolução dos séculos e fazendo, por isso, parte da nossa história. Partindo da azulejaria de raiz hispano-árabe introduzida em Portugal no século XVI, o azulejo português cedo adquiriu autonomia quanto ao modo de produção e singularidade decorativa, tornando-se numa das mais expressivas e originais formas de revestimento arquitetónico. Inicialmente utilizado como forma de completar e enriquecer o interior de edifícios civis e religiosos, o azulejo vai acompanhando a evolução de gostos e tendências, utilizado em vertentes que vão desde o geometrismo mais simples, à figura avulsa, aos azulejos de padronagem e aos complexos painéis historiados do século XVIII.

Foi realizado um roteiro para observar de perto esta arte, visitou-se a Igreja paroquial de Maceira que apresenta no seu interior os Azulejos de arte mudéjar. O projeto teve como objetivo conciliar o tradicional, o artesanato e o ecológico. Foram decorados sacos de pano, a tradicional sacola do lanche, com um padrão de azulejo. A técnica de pintura sobre o tecido evidenciou um modo artesanal do saber fazer, este caráter artesanal foi aliado aos costumes, às tradições e ao ecológico, podendo posteriormente cada aluno utilizar a seu saco de pano personalizado.





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