quinta-feira, 28 de março de 2019

Promover a amizade entre alunos e a Floresta



O Redes na Quint@ - E7G é um projeto de intervenção social junto de crianças e jovens dos 6 aos 30 anos na Urbanização Quinta do Alçada/Marrazes, Leiria.

O Redes na Quint@ E6G pretende promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes dos contextos socioeconómicos desfavorecidos de Marrazes, particularmente do bairro da Quinta do Alçada, através de uma abordagem positiva, integrada e de capacitação comunitária. Especificamente pretende-se promover:
1) o sucesso escolar e uma maior corresponsabilização dos encarregados de educação no processo educativo através de atividades de apoio escolar e de educação não formal;
2) o treino de competências pessoais, profissionais, sociais e parentais;
3) envolver os participantes em atividades artísticas e desportivas, com vista a aumentar a participação comunitária e o diálogo intercultural.
Foram cerca de 30 destas crianças e jovens que em articulação com o Municipio de Leiria, connosco comemoraram o dia da Floresta, promovendo  a criação de laços de amizade entre alunos e a floresta, através da plantação de árvores.
No sentido de promover a solidariedade na  muticulturalidade, receberam da mãos dos nossos alunos um marcador, que irá de certeza “marcar” a sua passagem pela nossa escola.. “Desejamos que seja feliz no nosso país”.






quinta-feira, 21 de março de 2019

Promover a amizade entre culturas e a Floresta

Comemorou-se hoje o  Dia da Árvore, no nosso Agrupamento. Foram dinamizadas  atividades, em parceria com várias entidades locais, nomeadamente a plantação de árvores e  a identificação de  espécies existentes no recinto escolar, recorrendo à criação de códigos QR.
Pretendeu-se assim contribuir para a criação de laços de amizade entre alunos e a floresta e  sensibilizar as crianças e jovens  para comportamentos responsáveis, uma vez que estes podem e devem ser promotores de práticas de preservação da floresta e da manutenção dos  espaços verdes.
Foram convidadas a participar nesta ação as crianças e jovens do projeto de inclusão social “Redes na Quint@”, que se encontra a ser desenvolvido na Quinta do Alçada, e que inclui crianças e jovens de várias culturas e países.
Estiveram envolvidas nesta ação as turmas do 5º ano da disciplina de Complemento à Educação Artística, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, em estreita colaboração com o CLUBE EUROPEU HS.
No final houve lanche partilhado e entrega de lembranças aos visitantes. Foi o culminar de um lindo dia de primavera em perfeita comunhão com a natureza .













quarta-feira, 20 de março de 2019

Intercâmbio Maceira-Ciney Parte III



Pela quarta vez consecutiva, um grupo de vinte alunos acompanhados de dois professores do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer de Maceira, Leopoldina Silva e Domingues António, receberam, na Maceira, vinte alunos e duas professoras belgas, Marie-Cécile Viroux e Lore Parissi, com o objetivo de fazer descobrir a Região de Leiria e o País.

            Mal chegaram ao aeroporto, passámos a tarde a descobrir Lisboa. Apreciámos os Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e  a Torre de Belém. Após o almoço, não podiam faltar os tradicionais Pasteis de Belém que fizeram a delícia tanto dos Portugueses como dos Belgas. Regressámos à Maceira, onde os correspondentes belgas foram integrados nas respetivas famílias de acolhimento.
            No dia seguinte, fomos todos recebidos na Câmara Municipal de Leiria, na presença da Vereadora da Educação e Bibliotecas, Anabela Graça e do Presidente da Junta de Freguesia da Maceira, Vitor Santos. O dia foi ainda preenchido com o desfile de Carnaval dos mais pequenos e as visitas ao MIMO, Castelo de Leiria, Museu de Leiria e Moinho do Papel, onde puderam fazer papel.
No fim de semana, os belgas estiveram nas famílias descobrindo a região com os correspondentes. Na segunda-feira, foi dia de descobrir Sintra, com a visita do Palácio da Pena e da Quinta da Regaleira. Também por aqui a gastronomia regional foi apreciada por todos com o famoso travesseiro de Sintra.
Na terça-feira, os belgas tiveram a oportunidade de descobrir o Carnaval da nossa zona.
A quarta-feira, último dia de visita, foi dia de descobrir Aveiro. Descobrimos as Salinas, andámos todos de Moliceiro e visitámos o Museu Marítimo e o Barco Santo André de Ílhavo. Ora mais uma vez, todos puderam fazer e provar os ovos moles (doce regional) num atelier de ovos moles, em Aveiro. Nesse mesmo dia, as famílias brindaram-nos com um belíssimo e fartíssimo jantar partilhado, onde os professores belgas e portugueses puderam, junto dos pais, saber como tinha corrido a semana.
Foi uma semana magnífica, repleta de ótimos momentos de partilha e aprendizagem. Falta agora descobrir como será a semana de 5 a 11 de abril, em Ciney, na Bélgica.
 Padina Silva e Domingues António