quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

O  Clube Europeu comemorou o Dia Escolar da Não Violência e da Paz-30 de janeiro
A data foi instituída em 1964, em Espanha, pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, tendo sido acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
O objetivo deste dia passa por alertar alunos, professores, pais, políticos e governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.
Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bulling e incrementar a amizade são preocupações deste dia.
Assim, foi dinamizada uma sessão pela Inspetora chefe da Polícia Judiciária de Leiria, intitulada "O (DES)RESPEITO À DISTÂNCIA DE UM CLICK", que abordou o tema do Cyber Bullying.

Foi ainda construída e inaugurada  uma instalação com tsurus em origami, construídos pelos alunos do 5ºano.

O Tsuru e o Dia da Paz

Em 1945, depois da explosão da bomba de Hiroshima, surgiram várias doenças no Japão, entre os sobreviventes da guerra. A pequena Sadako, com 12 anos de idade, foi diagnosticada com Leucemia.
Em tratamento no hospital recebeu de um amigo, vários papéis coloridos para que ela fizesse 1000 origamis do tsuru, junto com o pedido de cura. Como a doença se agravava a cada dia, Sadako começou a pedir pela paz mundial.  Mas, no dia 25 de outubro de 1955, ao completar 964 tsurus, ela faleceu.
Os amigos completaram os 1000 tsurus e iniciaram uma campanha para arrecadar dinheiro para construir um monumento pela paz. Em 1958 o monumento foi inaugurado, no Parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos, no dia 6 de agosto, dia do bombardeio, se faz uma cerimônia no parque, pela paz e para lembrar as vítimas de Hiroshima.