Com o objetivo de divulgar e afirmar os Direitos da Criança, o Clube Europeu associou-se à comemoração do 28º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança.
Assim, dinamizou e participou na realização de um estendal com mensagens e desenhos alusivos ao tema. Participaram alunos do Agrupamento que frequentam o 4º, 5º e 6º ano, e este tema foi explorado nas aulas de Educação para a Cidadania através de debates e visualização de filmes.
O resultado foi um estendal bem colorido e apelativo, como as imagens comprovam.
O nosso Agrupamento foi distinguido com o Selo Europeu de Qualidade pelo excelente trabalho dos projectos eTwinning "Learn English via songs", "YOU&ME4Eu" e Art doens't Know Borders". Isto significa que os trabalhos dos professores/ educadores , dos alunos e a escola obtiveram um reconhecimento ao mais alto nível europeu.
Por isso, receberam um certificado de qualidade e os projetos serão divulgados numa área especial no Portal Europeuwww.etwinning.net. A todos os professores envolvidos, aos alunos e aos parceiros europeus..Parabéns..
Este projeto visa a realização de um conjunto de eventos de cariz operático associados ao património, à cultura e aos bens culturais dos territórios de Leiria, Batalha, Viseu, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Coimbra, num total de 91 espetáculos por ano, a realizar em 2017, 2018 e 2019.
Os alunos do 5º e 6º anos foram convidados a participar na sessão "Ópera para ajudar a pensar e a construir" sob a responsabilidade do Maestro Ferreira Lobo, organizada pelo Município de Leiria.
Os alunos foram espetadores ativos, vestindo a pele de várias personagens da Ópera o Barbeiro de Sevilha, ficando a conhecer melhor os vários componentes que constituem uma ópera, desde a música, a história o guarda roupa e os cenários.
O tema selecionado para os projetos a concurso no ano letivo 2017/18 é “Património Cultural”.
“De acordo com o documento proposto pela Comissão Europeia ao Parlamento Europeu, são objetivos gerais do Ano Europeus do Património Cultural (AEPC 2018), em síntese, incentivar e apoiar, designadamente através do intercâmbio de experiências e boas práticas, os esforços da União Europeia, dos Estados-Membros e das autoridades regionais e locais, para proteger, valorizar e promover o património cultural europeu, referindo em especial:
· contribuir para a promoção do papel do património cultural europeu enquanto elemento central da diversidade e do diálogo interculturais;
· potenciar o contributo do património cultural europeu para a economia e para a sociedade, através do seu potencial direto e indireto;
· contribuir para a promoção do património cultural como um elemento importante da dimensão internacional da União Europeia.”
Nesta data, onde as crianças são o centro das atenções, organizam-se diversos eventos e atividades para as crianças, de forma a celebrar o Dia Mundial da Criança.
O Clube Europeu HS e o grupo de Educação Visual, dinamizaram vários ateliers para as crianças do pré-escolar do Agrupamento
Foi um dia de grande animação, no meio de pinturas, de contato com vários materiais e técnicas. Os membros do Clube Europeu, que frequentam a opção de Oficina de Artes e Tecnologias, fizeram a delícia das crianças com as pinturas faciais. Também foi elaborada uma moldura gigante para registar este dia para a posteridade.
No dia 18 de maio de 2017 o Grupo
de Teatro HS apresentou no Auditório Miguel Franco a peça de teatro “Por
favor, não me façam mal!”, no âmbito dos temas trabalhados pelo Clube
Europeu. O Grupo de Teatro foi coordenado pelas professoras Inês Santos
e Sofia Francisco e os alunos têm idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos
de idade e pertencem, na sua maioria, ao Clube Europeu. Quanto ao enredo, centra-se no jogo durode humilhação
pública, na escola, àquele aluno que parece mais frágil. No entanto, às vezes
as aparências iludem e o que se passa fora da vista dos colegas deescola
pode ser também muito duro e humilhante. A peça gira à volta de um jogodedurões,degozo
e humilhações, contrastando com as histórias por detrás da fanfarronice,
centrando-se a atenção no que é ser bem tratado na infância e na adolescência.
Dia 9 de maio, Dia da Europa, comemora-se a paz e a unidade e assinala-se o aniversário da "Declaração de Schumann", que deu origem à União Europeia.
Para comemorar o Dia da Europa,o Clube Europeu HS, dinamizou um MEGA KAHOOT, sobre a EUROPA, dirigido aos alunos que integram o Clube e a alunos que se encontram a dinamizar projetos eTwinning. Subiram ao podium, os alunos Maria Jacinto, Rodrigo Monteiro e Margarida Salgueiro, respetivamente em 1º, 2ºe 3º lugares.
Sendo também o dia do aniversário do eTwinning, foi hasteada a bandeira eTwinning, e entregues os certificados do SELO NACIONAL DE QUALIDADE, aos alunos que dinamizaram o projeto eTwinning, "Picture my city" no ano letivo anterior.
A todos os nossos parabéns pelo trabalho desenvolvido.
No dia 19 de abril realizou-se na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, o VIII Encontro Interescolas no qual foram convidados a participar os alunos de EMRC do segundo ciclo, das escolas
situadas na Diocese de Leiria-Fátima.
Esta atividade, com o objetivo de proporcionar a experiência da beleza do encontro e viver a alegria e o desfio de abrir novos horizontes
O Clube Europeu HS participou nesta atividade ajudando a dinamizar a wall MAKE A WISH com o objetivo de angariar fundos para ajudar uma criança vitima de doença. O objetivo foi cumprido como as imagens demonstram.
Integrado no conjunto de atividades no âmbito da “Campanha de Prevenção - Maus Tratos a Crianças e Jovens: Silêncio??? Não!!! - abril 2017”, e à semelhança dos anos anteriores, a nossa escola continua a participar com várias intervenções.
O ClubeEuropeu HS vai associou-se a esta campanha, colaborando de uma forma muito particular na organização de uma mostra de laços azuis tridimensionais denominada BLUE PARADE.
Esta mostra destinou-se a todos os alunos do 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, no sentido de ser elaborado um LAÇO por turma, em conjunto com o Diretor de Turma, nas aulas de Educação para a Cidadania. O resultado foi surpreendente, demonstrando que tanto professores como alunos deram asas à sua criatividade e criaram verdadeiras obras de arte.
A BLUE PARADE foi exposta no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 11 de abril aquando da realização do Seminário "ser criança hoje, o colo da lei, dos pais e de outros" e esteve patente durante toda a semana.
O Dia Internacional da Felicidade é comemorado a 20 de março,
desde 2013, com o obletivo de promover a felicidade das pessoas e mostrar como
esse sentimento é fundamental para o bem estar das nações.
Origem do dia
A criação do Dia
Internacional da Felicidade surge por sugestão do Butão, um pequeno reino
budista localizado nos Himalaias que adota como estatística oficial a
"Felicidade Nacional Bruta" em vez do Produto Interno Bruto (PIB).
Em 2012, a proposta
foi aprovada por unanimidade pelos 193 estados-membros da ONU (Organização das
Nações Unidas), defendendo que a busca pela felicidade é um objetivo humano
fundamental.
O Clube EuropeuHS juntou-se ao movimento “Por um mundo mais Feliz” sob o mote "I will try to create
more happiness in the world around me" comemorando esta data
através de pequenas iniciativas:
.Criação e distribuição de smiles
.Exposição de cartazes com 10 frases chave para uma
vida mais feliz